sábado, 1 de setembro de 2012


 Eis que chega setembro, mês das festas pátrias chilenas. E brasileiras também, óbvio. Interessante é que enquanto no Brasil o dia 7 é apenas mais um feriado, no Chile todo o mês de setembro é marcado por festas e comemorações. Hoje foi o primeiro dia, com o Festival "Chile Lindo", no nosso adorado Parque Bicentenário. Nada melhor para começar a farra do que uma foto com um dos heróis nacionais, Capitão-de-Fragata Arturo Pratt, herói da batalha de Iquique. Nenhuma relação com o nosso Ique!


 Como toda festa pátria, não poderiam faltar as bandeiras e símbolos nacionais. E a cueca embalava toda a festa. Todo o parque estava arrumado e decorado com as cores do Chile e foram montadas várias barraquinhas com atrações e diversões. E o melhor: quase tudo gratuito.


 Tinha até passeio de trenzinho, que circulava por todo o parque. Nós, claro, embarcamos no trenzinho tchu-tchu, como diz o Ique e fomos aproveitar o programa.


 Foram montadas barraquinhas com animais de fazenda para as crianças brincarem. Com muito cuidado, claro. O que eles mais curtiram foi o porquinho recém-nascido. Tinha apenas 4 dias de vida e era mesmo uma gracinha. Os pequenos adoraram.


 Depois fomos participar de um taller (oficina) de artesanato. O excelente grupo "Artesanías de Chile" montou várias mesas de trabalho. Tinha tecelagem, artesanato em cobre, penas e o nosso: palha.



 Com ajuda de uma equipe de monitoras, as crianças e os papais são postos a trabalhar. Admito que não foi muito fácil, mas no final ficou legal. Fizemos chaveiros. Um barato!


 Diversão para a família toda. Muito bacana poder estimular a criatividade e praticar manualidades de maneira divertida e interessante.


 O Ique terminou o dele rapidinho. O pai demorou um pouco mais... Mas no final todos saímos com nossos chaveiros.


 Depois um taller de construção de pipas. desta vez era só para os pequenos, os pais só observaram. Compenetrados, eles seguiram as instruções das monitoras e montaram as próprias pipas.


 Foi bem complicado, montar pipas é mais difícil do que parece.


 Depois é só empinar! OK, como não tinhamos muita habilidade para empinar, confesso que o nosso vôo não foi muito alto. Mas foi muito divertido.


 Passamos um tempão lá, mas não conseguimos ver tudo, afinal, era muita coisa. Programa para todo o fim de semana.


 Tinha taller de desenho, conta-contos, teatrinho...


 Uma farra, bela curtição. Acho que esse mês de setembro vai ser bem animado.



Um comentário:

  1. Lindas as fotos dos pequenos com a gloriosa bandeira deste nosso querido Chile! Mas o melhor da festa vai ser pegar toda esta curtição com Lelê e Ique, de férias aí em Santiago!! Vamos comemorar com muita farra e alegrias no fantástico Parque Bicentenário!!! Yupi

    ResponderExcluir