domingo, 22 de abril de 2012


 Ontem fomos ao Museu Interativo Mirador (MIM). Fica na comuna de La Granja. Um programão para os pequenos, é possível passar um dia inteiro lá.


 É um complexo imenso, com jardins e brinquedos ao ar livre, restaurantes e o museu propriamente dito, onde as crianças tomam contato com a ciência de maneira lúdica e, claro, interativa.


 Abaixo vemos uma das experiências que se pode realizar ao ar livre. Propagação do som utilizando as parábolas. Muito legal.


 Mais brincadeiras no parque, muito bacana.


 Meu pequeno príncipe renascentista...


 e as princesas!


 É possível brincar com a criação da música e tocar piano com os pés. Tipo aquele filme do Tom Hanks, "Quero Ser Grande". Pena que adultos não eram permitidos...



 Espelhos e ilusões de ótica. São vários experimentos para aguçar a curiosidade de pequenos


 e grandes.


 Brincando de fazer projeções à moda antiga. As crianças ficaram bem epolgadas com as descobertas.


 Cores e mais cores! Utilizando feixes de luz para descobrir todos os efeitos possíveis usando a luz e misturando as cores.


 Essa não é para qualquer um! Apenas aqueles com a mente forte e treinada podem conseguir superar a dor e deitar em uma cama de pregos. Eu consegui!


 Meu garoto também! Um dia a gente ensina...


 Brincando com máquinas e descobrindo os usos das alavancas e roldanas.


 Jogos para crianças, todos com fins científicos e educativos.


 Uma pausa para o desenho. Tem uma sala especial para as crianças exercitarem a criatividade.


 E as mamães produzirem bonitos "recuerdos" de nossa visita.


 É, definitivamente os adultos tabém curtem!


 O valor do ingresso incluiu duas atividades complementares, a serem escolhidas pelos visitantes entre cerca de uma dúzia de opções. No nosso caso, escolhemos o cinema 3D, com um filme que contava a história da Terra. Por razões óbvias, nõ fotografamos, mas garantimos que as crianças adoraram. A outra atividade foi o "taller" de construção, onde eles participam de uma obra.

 Aprendem tudo: usar capacete, noções de segurança, como carregar os tijolos, usar o carrinho de mão...



 e até operar grua! Será que não vou mais precisar contratar gente quando for necessário fazer algum reparo na casa?



Um programa muito legal, mostrando mais uma vez que o Chile tem muitas atrações para os pequenos. E em muitos casos também os papais se divertem e aprendem. Por menos de R$40,00, para nós quatro, aproveitamos muito. O museu tem várias salas, com os mais diversos experimentos, sempre com guias dispostos a ajudar. Tem a sala dos efeitos óticos, do eletromagnestismo, da mecânica, subsolo, entre outras. Achei particularmente legal a parte da "mente e cérebro", que explica de modo interativo e por meio de jogos o funcionamento da cuca. Tem exercícios de memória, visualização, percepção... um barato! E, como disse, no valor do ingresso estão inclusas as atividades extras. Educativo e divertido. Pais aprovam e crianças idem. Ao sairmos, o Ique perguntou se poderíamos voltar sempre, porque era "muito legal".

Um comentário:

  1. Ei vcs, pequenos e futuros cientistas! Também quero ir, podemos visitar no aniversário da Lelê!! Até agora só experimentei as agulinhas da acupuntura, mas quem sabe esta cama de pregos não conserta de vez a coluna do Vôve?!!!

    ResponderExcluir