quinta-feira, 10 de maio de 2012

Agora um post muito aguardado por todos: o Torres! Mas não o de Juiz de Fora, e sim o de Santiago. Trata-se da segunda mais antiga confeitaria da América do Sul, perdendo apenas pra o Café Tortoni de Buenos Aires. O Torres está para Santiago, como a Colombo está para o Rio. Reduto tradicional de políticos, literatos e empresários nos dias de glória do centro da cidade. Mas não esperem espelhos belgas e outros requintes, o Torres é simples, guarda apenas o charme da tradição. 


 Não é grande, mas é simpático e agradável. Já não tem o glamour de outrora, pois está em área desvalorizada do centro. Sua filiais no La Moneda e em Las Condes acabam por atrair mais clientes. Atualmente os mais assíduos clientes são os funcionários da Embaixada do Brasil, praticamente vizinha à confeitaria.


 Ainda é um lugar bacana e a comida é honesta, embora não seja exatamente barata. Vale a experiência, pelo simbolismo.


 E aqui no Torres nasceu o famoso Barros Luco, pois era no Torres que o Presidente homônimo vinha almoçar e, de tanto pedir sempre o mesmo sanduba acabou dando a ele o nome. Devo dizer que não é o mais gostoso Barros Luco que já comi, mas é o original.


Enfim, o Torres vale a visita, mas não esperem muito. Aproveitem a chance de conhecer um pouco do que resta da antiga Santiago e provar o sanduíche autêntico.

Um comentário:

  1. Que beleza! Pela última foto dá para perceber o charme da tradição, além do ambiente acolhedor reparem o aparato: os talheres, a louça e a toalha!! Bacana mesmo, além do autêntico Barros Luco estou certo que vale a visita!!! O Torres de JF é fortissimo candidato a conhecer o Torres de Santiago!!!!

    ResponderExcluir