domingo, 3 de março de 2013


E o Colchágua também tem um museu do automóvel! Nós, claro, não poderíamos perder e fomos conhecer. O museu fica na entrada da Vinha Santa Cruz, em um grande galpão.


O museu reune carros de várias épocas e países. Parte da coleção veio do Museu Colchágua, onde compunha a exposição sobre a modernidade. Os demais automóveis foram cedidos por outros colecionadores particulares.


Acima vemos um Pierce-Arrow da década de 1920. A marca era famosa por modelos luxosos e esportivos e fez muito sucesso.


 Um dos mais bonitos era o Thunderbird 1956. O T-Bird foi a resposta da Ford ao sucesso dos roadster ingleses, mas ao contrário do seu maior rival, o Corvette, o pássaro do trovão apostou desde o início em um motor V-8.


Outro grande êxito da Ford foi o Mustang. O da foto é um 1966, a primeira geração que vendeu mais de 1 milhão de veículos e deu início à febre dos pony-cars.


Até um Delorean do "De Volta Para o Futuro" apareceu. O famoso carro nascido em 79 e produzido na Irlanda do Norte teve vida curta, mas ficou famoso pelo filme. Bacana.  


O Chevrolet 41 foi o último modelo produzido antes que a fábrica passassem a fazer parte do esforço de guerra norte-americano. O carro tornou-se um dos favoritos da oficialidade militar durante o conflito, pois era robusto e confortável. Nosso Iquinho se amarrou e curtiu o possante.


Com o fim da guerra as fábricas voltaram a produzir automóveis, ainda que os projetos fossem antigos. Um exemplo é o Packard 1947, que, com seus mais de 6 metros de comprimento, reflete a opulência americana do pós-guerra.


Mas o luxo americano foi mudando, mudando... e acabou com carros como o Continental 78 acima. Perfeita tradução da decedência do final da década de 70. Teto Las Vegas, opera-windows, guelras laterais, grandes bancos aveludados e instrumentos Cartier no painel. Um luxo! Ou não...


Do outro lado do Atlântico veio o belíssimo Jaguar E-type. Quando o assunto é beleza, o E-type é sempre destaque. E os motores de 6 e 12 cilíndros não decepcionavam.


Também da Inglaterra veio o Austin-Healey vermelho. Qualidade não era o forte dos modelos ingleses, mas eram muito bonitos. Também estavam presentes um Austin e um Mini. A França contribuiu com Peugeots e Citroëns. O Museu não é grande e os modelos não estão todos em ótimo estado de preservação. Ainda assim, para os antigomobilistas vale a visita.


Esta última foto me deixou bem contente e orgulhoso. Quando fui olhar as fotos que minha pequena tinha tirado, fiquei surpreso ao ver que ela havia fotografado vários símbolos e emblemas dos automóveis. Como eu, que adoro essas fotos. Assim, publico a tirada pela minha pequerrucha, que aqui fotografou a frente do belo Bel-Air 1956. Muito legal!

                                           Post do Ro

2 comentários:

  1. Caramba Tio Rô! Tem até Delorean e Jaguar E-type! Muito maneiro!

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  2. Maneiro mesmo, Julinho! As fotos do Tio Rô ficaram ótimas e esta da Lelê também, será que ela vai curtir carros como vcs?!!

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