segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


 Na pequena cidade de Santa Cruz está localizado o Museu Colchágua. Trata-se de coleção privada, que conta a história da humanidade e do Chile. Já havíamos lido sobre o museu, mas não esperávamos que fosse tão bacana. É sensacional e dos melhores museus que já vimos.


 Na bela casa e em seu amplo terreno estão expostas as peças que fazem deste museu atração imperdível para os visitantes do Vale do Colchágua. Na primeira parte estão os primórdios da vida na terra, com exibição de fósseis dos mais diversos tipos.


 São insetos, pequenos mamíferos, répteis, animais marinhos e todo tipo de fósseis que se possa imaginar. Tinha até um cocô de dinossauro fossilizado, como podem ver na foto abaixo.


 Ademais, são expostos esqueletos e reconstruções, mostrando como eram os antigos mamíferos que habitaram a região no passado.


 O museu tem uma enorme coleção de arte pré-colombiana, dos mais diversos povos ameríndios. São obras incríveis, que relatam a história e a cultura dessas civilizações.


 São peças maravilhosas trabalhadas em cerâmica, madeira ou metal, lindamente preservadas e organizadas, de maneira a oferecer ao visitante um belo panorama das ricas culturas originárias.


 Em seguida, passa-se à parte dedicada ao Chile. São textos, moedas, instrumentos e utensílios que contam a história do país com riqueza de detalhes. Entre as preciosidades do acervo está a cópia da declaração que criou o primeiro cabildo independente da região que viria a formar o Chile. Também estão presentes artefatos da Guerra do Pacífico, além de reproduções em miniatura das grandes batalhas.


 Outra parte fascinante é a da tecnologia. Neste setor estão expostas máquinas antigas, mostrando a evolução da técnica humana nos diversos ramos do conhecimento. Na foto abaixo vemos uma coleção de antigas prensas, mas também havia gramofones, máquinas de escrever, cinematógrafos câmeras fotográficas, entre outros.


 A parte dedicada à presença da Igreja na América tem peças lindíssimas, como o altar abaixo reproduzido. Ademais, o acervo possui vestes eclesiásticas antigas, jóias e até um crucifixo feito com cristal e pedaços da verdadeira cruz.


 Há uma grande seção dedicada aos transportes. Estão em exibição várias carruagens, tróleis, charretes e outros meios de transporte com tração animal. Um dos mais impressionantes era uma grande carruagem fúnebre, impactante pelas enormes dimensões.


 Na parte externa estão expostos várias locomotivas. São diversos tipos e modelos, algumas bem impressionantes.


 Eles possuem, ainda, sala dedicada à guerra. Entre as peças em exibição estão várias da Segunda Guerra Mundial. Abaixo podemos ver armas, condecorações e insígnias da USSR.


 Por fim, há uma sala dedicada a contar a passagem do HMS Beagle pelo Chile e das descobertas feitas por Darwin quando de sua visita. Um grande barato!


 O museu mostra que o Colchágua tem mais a oferecer que apenas boa comida e boa bebida. Tem também cultura. E da melhor qualidade. Passando pela região, o museu Colchágua é parada obrigatória, pois é sensacional. Imperdível!



3 comentários:

  1. Essa viagem foi muito bem aproveitada.
    Espetacular o museu, além das belezas da região.

    VóVe

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Dá até para ficar emocionado!! Mas essa do crucifixo feito com pedaços da verdadeira cruz achei meio forte!!!

    ResponderExcluir