quinta-feira, 8 de agosto de 2013


 Mendoza não é só vinho. A região também é importante produtora de azeite de oliva e, assim como as vinícolas, muitas azeiteras estão abertas para visitação.


 Fomos conhecer a Pasrai, pequenha produtora no centro de Maipu, um dos departamentos que compõe a grande Mendoza. Não é grande e as azeitonas são compradas de produtores locais, assim que não pudemos ver os olivais.


 Mas aprendemos muito sobre a produção do azeite e como se elabora o famoso extra-virgen. Muitos já sabem, mas vale lembrar: o extra-virgen é resultado da primeira prensagem à frio, sem adição de conservantes ou químicos. O que eu não sabia é que o azeite é sempre feito com as azeitonas negras! Eu sempre achei que fosse com as verdes... Pois é, #blogdaraq" também é cultura.


 Os pequenos portaram-se bem e gostaram do passeio. Claro que de vez em quando davam aquela descansadinha, mas acharam bacana ver a fábrica.


 OK, como já dissemos, não é uma fábrica enorme, pelo contrario, mas dá para ter uma boa noção de como se produz o azeite. Aí em cima estão as famosas prensas, onde as azeitonas são prensadas e o azeite extraído.


Assim como na maioria das vinícolas, a visita termina com uma degustação de azeites. Provamos o extra-virgen em diversas variedades e variações com temperos distintos, como alho, alecrim e manjericão. Foi muito bacana. Mais bacana ainda porque a visita e a degustação são grátis. Sim, grátis! Apenas pagamos pelos azeites que levamos e trouxemos para degustar em Santiago, quando der aquela saudade das terras mendocinas.


3 comentários:

  1. Muito legal este passeio cheio de azeitonas em Maipu! Em breve vamos ajudar nessa degustação dos azeites em Santiago!! As fotos estão ótimas, tanto a externa quanto as dos interiores, boa mesmo essa Nikon!!! Vôve gostou mais foi da foto dessas duas azeitoninhas queridas dando uma descansadinha!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gente! esses dois estão enormes! Que saudade! Gostei da cara de animação deles! hahahaha.. Beijos

    ResponderExcluir